Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Lei que regulamenta a “agiotagem”

há 5 anos

Foi sancionada na data de ontem, 24/04/2019, pelo Presidente da República Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, a Lei Complementar 167/19.

A aludida Lei trata especificamente da criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), a qual permite a criação de uma pessoa jurídica com o objetivo de promover o empréstimo de dinheiro. Ou seja, a referida Lei traz um passo inovador e importantíssimo ao livre mercado, permitindo que uma pessoa ou um grupo de pessoas efetue o empréstimo de seu dinheiro a troco de juros definidos no momento da contratação.

Basicamente, temos uma espécie de “regulamentação da agiotagem”. Existem algumas regras e limitações para a Empresa Simples de Crédito (ESC), as quais necessitam ser abordadas com mais calma e cautela.

A nova legislação permite que pessoas físicas abram firmas para emprestar recursos para micro e pequenas empresas de suas cidades.

Não há exigência de capital mínimo para a abertura da empresa, mas a receita bruta anual permitida será de no máximo R$ 4,8 milhões, vedada ainda a cobrança de encargos e tarifas. A meta é democratizar e reduzir o custo do crédito.

"A empresa simples de crédito é aquele indivíduo que, sem autorização nenhuma, porque não precisa de autorização, simplesmente registra uma empresa, que é simples de crédito, e passa a emprestar na sua comunidade, a um juro que vai ser com certeza menor do que é oferecido na região, porque hoje os grandes bancos captam de todos, mas só emprestam para alguns", diz o assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos.

Apesar do nome, as Empresas Simples de Crédito (ESC) terão regime tributário de empresa convencional, pelo lucro real ou presumido, não podendo, portanto, enquadrar-se no Simples Nacional.

Equipe Tavares & Augusto Advogados

  • Publicações8
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8637
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-regulamenta-a-agiotagem/701266777

Informações relacionadas

Allan Vítor, Advogado
Artigoshá 2 anos

Empréstimo a juros por meio de máquina de cartão: Também é crime?

Dra Beatricee Karla Lopes Pires, Advogado
Artigoshá 6 anos

Agiotagem é Crime!

Sardenberg Haddad Advogados, Administrador
Artigoshá 5 anos

Tem dinheiro guardado? Já pensou em ser "agiota"?

Paduan Seta, Advogado
Artigoshá 4 anos

Vale a pena utilizar a Empresa Simples de Crédito (ESC)?

Freelancer Jurídico, Advogado
Modeloshá 7 meses

[Modelo] Pedido de Reunião dos Processos por Conexão para Julgamento Conjunto (art. 55, § 3º do CPC/15)

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lucro real x Lucro presumido qual a diferença? Qual o mais rentável para a empresa? continuar lendo

Comece pelo Lucro Real para o ano calendário. Se não for tão rentável, no ano seguinte você muda o regime jurídico tributário para o Lucro Real e faz as comparações. continuar lendo